sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

10 dicas essenciais pra você começar a ganhar dinheiro

Quer saber as dicas essenciais pra você começar a ganhar dinheiro com seu blog?

Então vamos lá:

Bom, a minha primeira dica pra você ganhar dinheiro é a seguinte:

1. Não largue seu emprego pra criar um blog achando que vai ficar rico da noite para o dia, pois isso é loucura.

2. Se você vai começar um blog agora e quer ganhar dinheiro com ele, primeiro aprenda:

Como criar um blog BÊ - A - BLOG da Nospherat, Não sabe quem é Nospherat? nem eu
só sei que o blog dela é muito bom e vale apena visitar...

3. Depois que você leu o Bê - A - Blog e agora está apto a criar um blog,
siga as Dicas compulsivas para se ganhar dinheiro com seu blog.

4. Depois que você seguiu estas dicas, calma! isso ainda não é o suficiente!

5. Você está apenas começando, vamos agora dar um passeio e aprender a
Receita para fazer seu blog novo decolar
. do J.Noronha.
Não sabe quem é J.Noronha?
Nem eu. Só sei que o blog dele também é interessante.

6. A receita lá no J.Noronha foi legal? Ok! então agora vamos lá no BRPoint aprender os 10 motivos pelos quais você não ganha dinheiro com seu blog...

7. Ficou triste? Que isso! nós nem fizemos o bolo e você já está cansado?
então vamos lucrar um pouco na rede com essa dica aqui

8. O passeio está bom né! Os links acima são ótimos, mas tem mais; A internet é um mundo de informações, e a informação que você precisa pra que fique rico está a um SEO de distância.


9. Não se esqueça de que todo blogueiro que se preze precisa ter uma loja virtual para ganhar
dinheiro com anúncios do Mercadolivre.

10. Depois dessas dicas todas e todos esses links que eu te dei agora você está com a bagagem
pronta para começar a ganhar dinheiro com seu blog, mas isso ainda não é o suficiente,
pois seu blog ainda precisa atrair visitantes. Sem visitantes seu blog é morto.

Agora sim, aprendeu? Então aqui vai uma pergunta pra você:
Ganhar dinheiro com blogs é possível?

Fonte: http://blogando20.blogspot.com/2008/10/10-dicas-essenciais-pra-voce-comecar.html

Conteúdo faz você aparecer no Google lá em cima

Aumentar audiência é aumentar o número de possíveis clientes. Logo, da sua renda. Por isso, colocar o seu website nos primeiros resultados do google é muito importante para suas vendas. Por essa razão, colocamos aqui este artigo, com informações relevantes para quem quiser apreender sobre como maximizar seus resultados. Faça bom proveito!

Equipe Dinheiro Rápido e Fácil

Usar estratégias para buscadores é como fazer cartazes usando palavras–chave para conseguir aparecer na TV durante uma transmissão de jogo de futebol. Palavras importantes para a emissora aumentam as chances.

Por Adriana Baggio

Você é daquelas pessoas que gostam de aparecer? Você adiciona desconhecidos só para ter mais amigos no Orkut? Você fica mandando scraps para os outros só para que eles respondam e aumentem a quantidade de recados no seu perfil? Você participa de todos os fóruns e comentários para ficar conhecido na rede? Você força a barra para seus amigos visitarem seu blog? Você é uma empresa e quer usar a internet para melhorar sua imagem ou suas vendas?

Se respondeu “siiiiiimmmmmm” a pelo menos uma destas questões, então você também está preocupado em aparecer no Google.

O Google é o maior e mais eficiente sistema de buscas da internet. Seu ranking de resultados está baseado na relevância, de acordo com os termos que você digitou no campo “pesquisa”. Então, pense cá comigo: se os primeiros resultados são os mais relevantes, significa que estar no alto da página de pesquisa do Google é o equivalente internético de aparecer na TV Globo. Entre as milhares de notícias de todos os dias, ganham espaço somente aquelas que a emissora considera “relevantes” para seu público.

Usar estratégias para ser encontrado pelo Google é como fazer cartazes usando palavras–chave para conseguir ser filmado pela TV durante uma transmissão de jogo de futebol. Se você escreve palavras que são importantes para a emissora, suas chances de ser focado pela câmera são bem maiores (por isso que as pessoas colocam nos cartazes a logomarca da emissora ou o nome do “Galvão”). Se o seu cartaz tiver apenas “mamãe, olha eu aqui”, vai ficar mais difícil.

Por conta dessa classificação por relevância, o Google acaba funcionando como um atestado de credibilidade. Para ser alguém na vida da rede, é preciso aparecer no sistema de busca. E assim como as pessoas aprenderam a escrever determinadas palavras nos cartazes para aparecerem na televisão, hoje existem diversas técnicas que auxiliam um site ou alguém a aparecer no Google. De preferência, entre os primeiros resultados.

Não sou nenhuma especialista em internet, muito menos em sistemas de busca, mas aprendi alguns truquezinhos que posso compartilhar (e se eu falar alguma bobagem, alguém me corrija, por favor). Digamos que você tenha um blog e deseje que ele seja listado no Google. O primeiro passo é fazer com que outros sites tenham links para seu blog. Sabe por quê? Porque o sistema de relevância do Google considera mais importantes aqueles sites que são citados por outros. Portanto, se você tem um blog que não é lincado em nenhum outro lugar da rede, você nunca vai aparecer no Google. Estará condenado ao ostracismo virtual.

Mas, como fazer para seu blog ser lincado em outros sites, sem ter que arriscar sua dignidade implorando isso aos amigos? Crie um segundo blog! (Mas não qualquer blog, calma…) Assim, em cada um deles você coloca um link para o outro. Para subir na lista do Google, é preciso estar lincado a várias páginas, não em apenas uma. Só não vale criar blogs “fantasmas”, é melhor caprichar no conteúdo do original e tentar despertar para ele a atenção de outras pessoas na rede.

Isto porque blogs “fantasmas” com o objetivo de apontar links para seu site podem produzir efeito contrário – você pode ser banido. Dois blogs iguais, com links um para o outro, podem ser considerados spam e o Google imediatamente os banirá. É importante perceber também que estamos falando de publicações em escala pessoal e não em sites comerciais, ok?

Apesar da importância de se estar presente em outros sites, não é apenas isso que torna o seu espaço mais popular na lista do buscador. Ainda considerando a relevância, é preciso que o conteúdo seja coerente. Um site sobre vinhos, por exemplo, vai estar melhor colocado na relação se o nome, a descrição do site e o conteúdo dele forem integrados, “falem” a mesma língua e sobre o mesmo assunto.

E assim, chegamos à questão do conteúdo. A escolha das palavras certas que levam um site a ser bem colocado no Google é tão importante que virou até disciplina de marketing. Assim como existe marketing de relacionamento, marketing viral, endomarketing e outros, também existe o search marketing.

Um exemplo bem superficial de utilização desta ferramenta é: descobrir quais palavras devem estar no texto do seu site para que ele apareça quando determinados termos forem digitadas na caixa de pesquisa. Se um site especializado na programação cultural da cidade descobre que as pessoas fazem a busca das atrações através da expressão “peças de teatro”, é importante que o texto do site contenha essa expressão. Assim, a combinação entre vários links para sua página e conteúdo relevante vai fazer com que a colocação do seu site no Google seja cada vez melhor.

Essas informações valem para quem quer aparecer no site de busca, mas também para aqueles que desejam obter melhores resultados nas suas pesquisas. Se você sabe como o Google funciona, pode navegar melhor pelos sites listados. O primeiro site da lista pode ser o mais relevante segundo os critérios do Google, mas não segundo os seus. Portanto, talvez valha a pena dar uma olhadinha nos últimos colocados da pesquisa.

Para que os objetivos de busca do Google coincidam com os seus, é importante que você escolha as palavras certas para colocar no campo de pesquisa. Um exemplo bem atual: digamos que você deseje achar referências sobre alguém que se chame “Katilce”, mas que não tenha nada a ver com felizarda que ganhou um selinho do Bono Vox no show do U2 no Morumbi. Se você digitar somente “Katilce”, vão aparecer milhares de páginas com referências à bancária de Volta Redonda. Então, o melhor é você colocar o nome e um sinalzinho de menos (–) antes de “U2″. A pesquisa só vai mostrar as “Katilces” que não tenham relação com o show, e daí talvez você encontre a sua.

Já os interessados na celebridade instantânea, se fizerem uma busca sobre ela, talvez acabem caindo aqui no texto. Essa “armadilha” é para exemplificar as dicas ali de cima. O Webinsider é um site altamente lincado. Juntando isso às palavras que eu escolhi (Katilce, U2, selinho, Bono Vox – as mais representativas do acontecimento), é muito provável que este texto apareça bem colocado no Google quando alguém pesquisar sobre a moça.

O Google é mais conhecido pelo buscador, mas suas outras ferramentas (Gmail e Google Earth, por exemplo) também são inovadoras e estão provocando uma revolução nos hábitos das pessoas e na forma de fazer publicidade (veja aqui neste fotolog como as empresas que anunciam em telhados ganham mais visibilidade por causa do Google Earth – uma dica do Blue Bus). Apesar de tudo, não passam disto: ferramentas. A melhor utilização de cada uma delas, inclusive do buscador, depende muito mais do cérebro humano do que da tecnologia do software.

E um outro alerta, que pode parecer óbvio: por mais que a gente compare o Google a um oráculo e que estar lá signifique algum tipo de credibilidade, é preciso lembrar que nem tudo que está na rede presta, e nem tudo é verdade. Por isso, a busca na internet só está completa depois que os resultados passam por um filtro muito mais poderoso: o do seu discernimento. [Webinsider]

……………………………………………..

Este texto de Adriana Baggio foi publicado no Digestivo Cultural

Fonte: http://webinsider.uol.com.br/index.php/2006/03/27/conteudo-faz-voce-aparecer-no-google-la-em-cima/

Lista de Programas de Afiliados Brasileiros e Internacionais

Só aqui você encontra sempre dicas quentinhas para ganhar dinheiro rápido e fácil. Abaixo, uma breve lista sobre programas de afiliados. A partir desses sites, você pode cadastrar seu blog ou site e fazer seu tempo render, literalmente.

  • 5Forever - O programa fornece um site de vendas prontinho, com artigos como relógios e bolsas. Você ganha por comissão.
  • Tempopassa - É um blog de compras. Pode render um bom dinheiro com posts pagos, mas agora está em baixa... vai ver o tempo do site passou?

Programas de Afiliados

  • O Sponsored Reviews tem um ótimo programa que paga quando um blogger ganha dinheiro ou quando um anunciante gasta dinheiro. Muito interessante! Vale à pena conferir esse programa de afiliados.
  • O Hostgator do Brasil também tem um ótimo programa, onde você ganha cada vez que alguém contrata o serviço deles.
  • O Hostgator nos States tem o mesmo programa, mas é internacional.
  • Script de download de músicas - Também fornece um excelente programa de afiliados, pode conferir!

Existem vários outros sites e formas de publicidade na Internet. Basta dar uma olhada em nosso menu direito. Você vai encontrar várias oportunidades de negócio. Leia sobre cada uma para saber qual é a melhor para você!

Equipe Dinheiro Rápido e Fácil

Fonte: http://subsolo.org/index.php?s=dinheiro (texto adaptado)

Exemplos de como ganhar dinheiro na internet

Antes de qualquer pergunta ou dúvida, ganhar dinheiro na internet ou com a internet é totalmente possível, mas confesso que ainda é muito difícil. Hoje em dia o que mais se tem na web são espertalhões tentando vender suas fórmulas mágicas de ganhar dinheiro na internet rapidamente. Não escute quem quer te vender algo promissor, pois se fosse realmente bom, ele guardaria isso só para ele.

Bom, o objetivo deste post é tentar ajudar as pessoas que realmente pretendem gerar algum capital utilizando a web, mesmo que seja uma quantia razoável. Mas para isso, eu não vou ensinar gambiarras e muito menos um passo-a-passo, pois não acredito que eles funcionem. Mas enfim, chega de blá-blá-blá e vamos ao que interessa. De que maneira uma pessoa pode ganhar dinheiro com a web?!

Exemplo 1: Mercado Livre com o seu Mercado Sócios (Programa de Afiliados). O Submarino, a Americanas e o Buscapé também tem os seus programas. Todos eles com o objetivo de te ajudar a arrecadar fundos e a trazer um retorno financeiro para você.

Exemplo 2: Conheço muitas pessoas que estão tendo o seu próprio host para hospedar sites de amigos e/ou de terceiros e com isso gerando dinheiro. Pensando bem, já foi a época que manter um host era caro, hoje em dia, você pode, por exemplo, comprar um plano na DreamHost que disponibiliza de 2 Terabytes de tráfego mensal somados com 200GB de espaço para armazenamento e mais ilimitadas configurações de domínios e tudo isso com painel de controle (cPanel) independente.

Exemplo 3: Google AdSense, na minha opinião é o melhor método dentre todos os exemplos citados acima e de todos os outros métodos existentes na web! O único problema era o cheque da Google ser em dólar americano (USD), o que faz muitas pessoas “desinformadas” a deixar o AdSense de lado pensando que fez propaganda de graça. Mas como eu mesmo já citei aqui, existe uma forma bem simples de trocar qualquer cheque em moeda estrangeira para Real com taxas realmente baixas.

Tirando algumas conclusões, podemos ver que os métodos de ganhar dinheiro na internet são vários, mas nenhum deles vai adiantar em absolutamente nada se o seu site não tiver uma certa quantidade de visitantes únicos por mês. Logo, você primeiro precisa ter um tema específico para abordar em seu blog ou site. Não haverá muito retorno usando nenhum dos exemplos acima se você falar sobre temas ou assuntos insignificantes onde somente um ou dois em cada dez posts for interessante. Você precisa ter um público fixo, entende?! Aprofunde-se em um único tema, seja leal a ele. Isso fará do seu blog ou site um local para retorno de visitas e visitantes.

Fonte: http://www.celsojunior.net/blog/2006/12/06/como-ganhar-dinheiro-na-internet/

As 10 formas mais odiadas de poupar dinheiro

Já foram publicadas muitas formas de poupar dinheiro, em várias áreas das finanças pessoais, como habitação, carro, electricidade, água, etc.

No entanto há formas de poupar que são mais difíceis e normalmente mais odiadas do que outras, sem que sejam menos eficazes.

Aqui ficam dez formas de pouparmos que obrigam a alguns sacrifícios pessoais e embora não tenha de as cumprir a todas, poderá sempre escolher algumas (as que lhe custarem menos) e tentar aplicá-las na sua vida, para analisar os resultados.

Ser saudável

Ninguém gosta que lhe apontem o dedo e que lhe digam que devem passar a ser mais saudáveis, comendo melhor, fazendo mais exercício ou trabalhando menos. No entanto, já existem vários estudos que provam que ser saudável é uma das melhores formas de poupar dinheiro, seja em cuidados de saúde ou em seguros de vida ou ainda em seguros de saúde.

Deixe de ficar deitado no sofá a beber cerveja e a comer porcarias e comece a praticar desporto.

Emigrar

Este forma de poupar dinheiro serve mais para quem está reformado ou tem rendimentos no seu país de origem. Se trabalhou na Europa e tem um rendimento cá, se comprar casa num país da América Latina irá conseguir ter um nível de vida mais elevado do que se se mantiver no seu país de origem.

Existem vários autores, como o Tim Ferriss que explicam nos seus livros como conseguir viajar pelos vários cantos do Mundo e viver mais barato do que, por exemplo, nos Estados Unidos.

Deixar de fumar

Para os fumadores esta forma de poupar dinheiro pode ser muito complicada, porque dizem que é um dos maiores prazeres que têm na vida. No entanto, consegue poupar dinheiro e ainda melhorar a sua saúde geral.

Os impostos que são cobrados ao tabaco tornaram o consumo deste produto praticamente proibitivo, quase um luxo, pelo que deixar de fumar trará uma melhor saúde física a si e saúde financeira à sua carteira.

Comprar produtos usados

Muita gente não gosta do termo ‘usado’, porque lhes provoca um sentimento depreciativo sobre o que acabaram de comprar. Alguém já utilizou no passado aquilo que eles tanto quiseram comprar.

Mas pense bem. É assim tão importante ter um produto novo? Vale o dinheiro extra que tem de desembolsar para o comprar?

Na maior parte das vezes é apenas uma questão psicológica, que pode ultrapassar facilmente.

Quase todas as pessoas concordam que comprar um carro usado é um bom negócio, mas noutras áreas já não pensam da mesma forma. Uma das mais sensíveis é a roupa.

Pense por exemplo que, quando compra uma peça de roupa, o fará para a usar durante dois anos. Ao fim de dois meses (se não for antes) a peça de roupa já não tem o mesmo aspecto que tinha na primeira semana. Do tempo útil da peça de roupa (24 meses) apenas em 10% do tempo (2 meses) é que usou uma peça de roupa considerada nova. Agora faça contas e conclua se valeu a pena gastar o dobro (ou mais) do dinheiro para usar uma peça nova durante tão pouco tempo.

Comprar casa mais barata

Com os acontecimentos dos últimos tempos (principalmente com a crise do subprime nos Estados Unidos e o aumento dos combustíveis) as pessoas passaram a odiar menos esta forma de poupar dinheiro do que no passado.

Mesmo assim há quem não goste sequer de pensar em não ter uma casa com mais quartos do que elementos da família. Para fazerem um escritório, um quarto de brincar para as crianças ou até um ginásio.

A localização também tem um papel muito importante no preço das casas, mas há quem ache que deve morar numa zona ou cidade para a qual não tem capacidades financeiras para suportar a mensalidade exigida no crédito à habitação.

Foi assim que começou a crise americana. As pessoas queriam casas boas demais e os bancos alimentavam o sonho, até se ter tornado em pesadelo.

Desligar a televisão por cabo

Todas as pessoas têm direito a ter diversão, mas o facto é que a televisão está, na sua generalidade, cada vez pior. São ‘reality shows’, séries de qualidade duvidosa e telenovelas intermináveis sempre com as mesmas histórias.

Fique apenas com os canais de sinal aberto e utilize o tempo livre para fazer outras actividades mais interessantes mentalmente e por isso mais proveitosas, além de poupar muito dinheiro.

Levar almoço para o emprego

É uma das despesas não essenciais que mais dinheiro o fará gastar. Almoçar fora pode ter algumas vantagens, como não perder tempo a fazer a sua própria comida ou a lavar a loiça, mas com o dinheiro que poupa (algumas centenas ou milhares de reais por ano) poderá fazer muito mais por si e pela sua família, como por exemplo umas férias.

Se gosta de socializar no emprego e usa os almoços para isso, considere combinar com os seus colegas e vá ter com eles apenas para beber café, ou então combinem actividades físicas à hora de almoço, como fazer uma corrida. É algo que cada vez mais pessoas fazem durante o horário do almoço, para relaxarem e fazerem algum exercício, em vez de se empanturrarem em refeições pesadas e pouco saudáveis.

Controle os pequenos gastos

Normalmente ficamos preocupados com as grandes despesas, como a compra de casa ou de carro, mas antes de pouparmos dinheiro nos grandes negócios das nossas vidas devemos olhar para os pequenos gastos diários e aproveitar também aí para poupar o máximo de dinheiro em compras de produtos que não são essenciais.

O custo que salta mais à vista será o do maço de cigarros diário, que muitas pessoas compram. Mas existem outras despesas que têm valores baixos mas que ao final do ano são uma pequena fortuna. Pense em cafés, doces, parquímetros, etc.

Antes de poupar milhões tem de poupar milhares, antes de poupar milhares tem de poupar centenas e por aí adiante.

Não tenha um animal de estimação

Apesar de controverso, por toda a felicidade que um animal de estimação lhe pode trazer, esta é uma forma eficiente de poupar dinheiro.

Um animal doméstico irá custar-lhe vários milhares de reais ao longo da vida, em comida, veterinário e outros acessórios para o bem-estar do animal.

Se tem um animal doméstico para lhe fazer companhia, talvez nem deva olhar para os custos, mas se apenas vai comprar um cão ou um gato porque os seus filhos acham engraçado, pense duas vezes.

Mudar para uma cidade mais barata

Devido às mudanças que esta forma de poupar dinheiro implica, ninguém gosta de ouvir falar em sair de uma cidade para outra com um custo de vida inferior.

Mas uma mudança radical destas pode realmente poupar-lhe muitos milhares de reais ao longo dos anos. Basta ver as diferenças de preços das casas quando se começa a afastar das zonas metropolitanas das grandes cidades, mesmo que apenas algumas dezenas de quilómetros.

Se for viver para uma cidade ou vila do interior, o custo de vida é bastante mais barato. Mesmo considerando que também encontrará um emprego onde ganhe menos.

Estas formas de poupar dinheiro são mais ou menos difíceis, mais ou menos odiadas, mas todas elas farão com que a sua conta bancária engorde. O objectivo não é que deixe de ter qualquer tipo de diversão na vida e apenas pense em poupar dinheiro e acumular numa conta bancária qualquer. Mas quando se vê tanta gente com preocupações de dinheiro e com dívidas para pagar, devem encarar-se todas as possibilidades razoáveis de baixar os custos mensais do orçamento familiar.

Fonte: http://poupardinheiro.info/2008/07/31/as-10-formas-mais-odiadas-de-poupar-dinheiro/ (pequenas adaptações foram feitas)

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Tá no vermelho? Ferramentas online gerenciam seu dinheiro

Se repararmos nas pessoas prósperas e bem-sucedidas, a grande maioria delas tem um plano de gerenciamento de dinheiro, controlam e definem prioridades.

Com o advento da tecnologia, administrar seu dinheiro online tornou-se uma maneira muito mais fácil de não errar na hora de pagar contas e guardar aquele troquinho para as próximas férias. E isso graças aos serviços que monitoram suas contas bancárias e outras informações financeiras.

Listamos quatro sites que fazem um bom trabalho de prestação de informações e que ajudam a tornar mais seguras suas decisões financeiras.

Buxfer

site1


O Buxfer é uma ferramenta online que você pode usar para controlar tudo relacionado com o seu dinheiro, incluindo a forma como está a gastá-lo, se você está dentro do seu orçamento e quem lhe deve dinheiro. Com ele você também consegue acompanhar quanto dinheiro você tem em cada conta e quanto está devendo.

Além de gratuito e disponível na Web, o Buxfer oferece a opção de organizar automaticamente suas despesas, mas você ainda pode tomar as rédeas e escolher como irá classificá-las, utilizando-se de tags para tal tarefa.

O ponto forte do Buxfer é o fato de que você poder importar todos os seus dados financeiros de seu desktop. Portanto, ao invés de ficar ‘preso’ a um computador que tenha o software instalado com suas finanças pessoais, com o Buxfer é possível acessar tudo online a qualquer momento e a partir de qualquer lugar.

Geezeo

site2

Geezeo é um sistema de gerenciamento de dinheiro online e serviço de rede social construída em um aplicativo. Você pode equilibrar suas finanças, obter apoio, e fazer amigos em todo o processo.

Para organizar suas informações financeiras no Geezeo é rápido. Você precisará adicionar ao serviço uma conta bancária para ser monitorada diariamente. Depois disso, ela será automaticamente atualizada pelo sistema, que permitirá a você ver os registros atualizados de seu status bancário.

Como um usuário do Geezeo, você ainda pode rapidamente obter apoio de outras pessoas cadastradas. Na seção "Comunidade", você pode explorar alguns dos grupos existentes e juntar-se àquele que oferece o tipo de apoio que você necessita.

A próxima vez que você precisar de uma ferramenta de gestão de dinheiro livre para manter suas finanças em ordem, o Geezeo pode ser uma boa alternativa.

Mint


site3

O Mint.com, site de gerenciamento financeiro online, permite que usuários visualizem saldos/extratos, relatórios de gastos vs. receitas, cobranças em cartões de crédito e de débito, configurem e monitorem seus orçamentos mensais, confiram a performance de investimentos e sejam alertados sobre atividades na sua conta.

Seu diferencial? Ele gerencia o dinheiro do usuário dentro de um navegador. O Mint se conecta aos servidores de bancos e operadoras de cartões de crédito para, a partir da conta corrente registrada, consolidar a posição financeira do usuário com informações sobre contas que devem ser pagas e faturas de cartões de créditos.

Além de alertá-lo sobre futuros débitos, o serviço também analisa o balanço da conta corrente para comparar gastos em diferentes categorias e sugerir possíveis cortes ou indicar gastos exagerados em hábitos não registrados em meses anteriores, como em restaurantes ou baladas.

Quicken Online

site4

O produto mais conhecido e mais popular para gerenciar as finanças é o Quicken. Depois de instalado em seu computador, basta configurá-lo (Quicken já vem com várias categorias configuradas) para tirar vantagem das funcionalidades poderosas.

O Quicken categoriza as despesas automaticamente, ajudando-lhe a controlar as dívidas e a compará-las ao seu orçamento.

Se você configurou o Quicken, e começou a baixar suas transações e categorizá-las automaticamente, você terá uma visão diária de sua posição financeira, tendo conhecimento de seu valor líquido a qualquer momento.

Ponto positivo do programa: intuitivo e bastante fácil de usar, de modo que uma pessoa sem muito conhecimento de computadores pode tirar vantagem da maioria de suas funcionalidades.

Jornalista: Aline Cezar Nogueira

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=7299

Se você quer ficar rico, precisa saber quanto e como gasta

Muita gente diz ter o desejo de ficar rico, mas não faz o menor esforço para isso. Uma regra simples (embora lenta) para se acumular riqueza é: gaste menos do que ganha e invista a diferença. Com certeza você deve saber o quanto ganha. Está no seu contra-cheque e todo mês pinga na sua conta. Mas, quanto você gasta?

Para organizar melhor suas finanças, é essencial que você saiba quanto e em que você está gastando o seu dinheiro. Somente assim poderá saber onde cortar gastos e aumentar a diferença a ser investida, acelerando o seu caminho para a riqueza.

Saber quanto e em que você gasta seu dinheiro é fácil, porém requer disciplina. Tudo o que você tem a fazer é manter um caderninho, ou arrumar um programa de computador, em que você registre os seus gastos. Tomou um cafezinho? Anote lá os R$ 3,00. Estacionamento? R$ 5,00 anotados. Foi para a balada? R$ 50,00 no caderninho.

Ao final de cada mês, você pode analisar os gastos e agrupá-los em conjuntos como alimentação, transporte, vestuário, educação, etc. E ver o percentual de dinheiro que está gastando em cada grupo desse. Poderá ter uma noção clara também de onde pode cortar despesas.

O ideal é que você invista no mínimo 10% do que ganha, mesmo que ganhe pouco. Aplicando corretamente esse dinheiro, mês após mês, o milagre dos juros compostos vai trabalhar a seu favor (e não contra você, quando é o caso de você contrair dívidas e mais dívidas).

Que tal começar a fazer isso hoje?

Fonte: http://curtavida.com/se-voce-quer-ficar-rico-precisa-saber-quanto-e-como-gasta

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Faça seu dinheiro render

FUNDOS
Investir seu dinheiro em um fundo de investimento é confiá-lo a um profissional encarregado de aplicá-lo da maneira que você deseja. Seu dinheiro vai ser juntado ao de outros investidores e permitirá que o fundo compre ativos, como títulos do governo e CDBs de bancos. O rendimento do fundo virá dos juros pagos por esses títulos, dos lucros que o fundo tiver com a revenda deles, ou das duas coisas juntas.

É impossível que seu banco não tenha um fundo com o perfil que você procura. Segundo a Anbid, a associação que reúne os bancos de investimento, há 38 tipos de fundos no país. Um deles tem de ser o seu. Em resumo, há três grandes grupos. O mais popular é o de fundos DI e renda fixa. Nos DI, a rentabilidade costuma ser de 90% da taxa de juros básica do país, conhecida como Selic. No Brasil, acompanhar os juros costuma ser um grande negócio. No mesmo grupo estão os fundos de renda fixa tradicionais, que aplicam o dinheiro dos cotistas em títulos prefixados. Eles ganham dinheiro quando os juros caem, mas perdem quando ele sobe. São boa opção quando há expectativa de corte de juros. Um detalhe importante: nesse grupo, os rendimentos dos fundos são taxados em 20% na hora do saque. O ganho real é menor do parece à primeira vista.

O grupo seguinte é o dos fundos de ações. Neles, o risco é mais elevado, porque a variação do preço das ações é imprevisível, mas as possibilidades de ganho também são maiores. O imposto, como incentivo, é mais baixo: 10% dos rendimentos. Por fim, o último grupo é o dos fundos multimercados. Esses têm as estratégias mais diversas, e podem aplicar em todo tipo de ativo, inclusive nos derivativos. Em geral, são recomendados só para quem já tem algum conhecimento do mercado. A tributação varia de acordo com o tipo de ativos em que o fundo aplica.


POUPANÇA
Os maiores atrativos que a poupança têm são a segurança e a simplicidade. Segurança porque os depósitos nela são inteiramente garantidos até R$ 20 mil, enquanto nos fundos de investimento a garantia é zero. Há uma outra garantia, não escrita em lugar algum, mas em que todos confiam: nenhum governo jamais deixaria o poupador perder dinheiro. O único governo que mexeu na poupança, o de Fernando Collor, acabou perdendo força política por isso.

A simplicidade costuma atrair pessoas que se sentem intimidadas com o mundo das finanças. Cadernetas aceitam depósitos de valores ínfimos, de até R$ 10. Podem ser abertas na boca do caixa e ser movimentadas com cartão magnético comum.
O rendimento, porém, é um ponto fraco. A rentabilidade da poupança tem ficado abaixo de 1% ao mês já há três anos. Ela é formada pela TR, acrescida de 6% de juros ao ano. A TR, porém, não pode nunca subir muito, porque ela também regula os juros dos financiamentos habitacionais. A única vantagem que a poupança tem a oferecer, nesse terreno, é o fato de que seu rendimento é isento de Imposto de Renda. Em fases excepcionais, sua rentabilidade acaba encostando no rendimento líquido (descontado do imposto) de fundos de renda fixa e DI.


AÇÕES
Investir diretamente na bolsa de valores é uma decisão delicada. O risco de prejuízos é alto, as taxas de corretagem são caras para pequenos investidores e o acesso à informação para pessoas comuns é limitado, se comparado aos recursos ao alcance dos investidores profissionais. E o investidor só deve aplicar na bolsa um dinheiro que não precise usar pouco tempo depois, porque o risco de perdas no curto prazo é real. O caminho para evitar essas armadilhas costuma ser aplicar por meio de fundos de investimento.
Feitas essas ressalvas, porém, quem se sentir à vontade para comprar ações encontra um campo vasto para investimento. Os lucros, quando a aplicação é bem sucedida, são muito maiores do que nos habituais fundos de renda fixa. E não são descontados de taxa de administração, como ocorreria em fundos de ações.
O investidor pode ganhar dinheiro de duas formas: com dividendos, se a empresa for lucrativa e distribuir seus resultados, e com a valorização da ação. Uma dica é ouvir analistas das corretoras e buscar sempre informações sobre as empresas.


TÍTULOS PÚBLICOS
Essa é uma modalidade novíssima no Brasil, embora muito popular em países onde o mercado é mais desenvolvido, com Estados Unidos e Japão. É muito simples: ao invés de aplicar em um fundo de renda fixa, que compra os títulos, o investidor compra diretamente os papéis do governo, com o auxílio de uma corretora. Os títulos ficam registrados em uma conta em seu nome e os juros vão para ele sem escalas. A vantagem é que o investidor fica com todo o lucro, sem pagar taxa de administração para os fundos. Mas, por outro lado, ele só consegue sacar o dinheiro aplicado no vencimento dos títulos ou se vendê-los no mercado. A liquidez é menor.

Fonte: http://www.universia.com.br/html/materia/materia_ceb.html

A corrida dos ratos

Alguém já ouviu falar na “Corrida dos Ratos”? Se você leu uma das literaturas obrigatórias dos administradores “Pai Rico Pai Pobre” de Kiyosaki & Lechter, saberá do que estou falando.

O pai rico diz que todas as pessoas têm um preço por causa de duas emoções: o medo e a ambição. A diferença entre os ricos e os pobres é que os primeiros usam estas emoções e sua mente a seu favor e os outros contra eles.


A maioria das pessoas trabalham pelo dinheiro e têm medo de que ele falte, mas ao receberem seus salários são dominadas pela ambição (ou desejo) de comprar produtos ou serviços com a intenção de “melhorar algo suas vidas”. Se recebem uma promoção salarial é incrível como as despesas aumentam na mesma proporção ou ainda mais. Eis a “Corrida dos Ratos”.

Se você é daquelas que para “melhorar seu dia” resolvem gastar o limite do cartão de crédito no shopping, cuidado! Você está usando suas emoções contra você!

Os ricos não trabalham pelo dinheiro, mas colocam o dinheiro para trabalhar para eles. Como fazer isso?

Uma regra simples que deve ser religiosamente respeitada é: Pague-se primeiro! O que isto quer dizer? Significa que você trabalhou arduamente o mês inteiro para receber seu salário ou seus rendimentos, então antes de pagar suas contas ou dar-se um presente do tipo “eu mereço...” invista de 5% a 10% dos seus ganhos todos os meses.

“E como ficam as contas?”, você pode me perguntar. Chegamos ao momento de avaliar se todas as suas despesas são realmente necessárias e compatíveis com seu padrão financeiro. Antes de iniciarmos, esclareço o porquê de pagar-se primeiro. É muito mais fácil você arrumar um meio de ganhar mais dinheiro ou pensar em outra alternativa para pagar suas contas do que ter todo este trabalho para poupar algum para si mesmo.

Avaliando suas despesas: coloque numa planilha todos os seus recebimentos do mês, o seu investimento (5% a 10%) e todas as suas despesas. (Se você tiver dificuldades, envie-me um comentário com seu email que enviarei uma planilha simplificada.)

Ao concluir, responda a seguinte pergunta para cada despesa alocada e seja sincero. “Esta despesa pode ser cortada ou reduzida?” Se a resposta for sim, zere ou altere o valor na coluna ao lado para você comparar o que gasta hoje e o que pode ser reduzido em prol da sua felicidade financeira.

Observe que você não precisa levar uma vida de privações, afinal a despesa com algo que te faça bem e te deixe feliz é extremamente recomendável desde que esta despesa não seja de valor relevante. Por exemplo: você adora um barzinho com os amigos ou ir à academia. O que precisa ser avaliado é se você não está determinando como necessidade de lazer “tudo ao mesmo tempo agora”, como diz um grande amigo. Isto é, o barzinho com os amigos, a academia, o cinema, as viagens, as baladas etc. Coloque isto tudo no papel e verá quanto gastou no final do mês.

Quem vai determinar o seu limite de despesas é o saldo positivo ou negativo no final do mês calculado pela planilha.

Você está pronto para dominar e reverter sua situação financeira a seu favor?

Fonte: http://happynesslife.zip.net/arch2008-01-13_2008-01-19.html

Economize já! Orçamento Doméstico!

Introdução

A elaboração do orçamento doméstico nem sempre é uma tarefa fácil. Definir quais são as suas necessidades e planejar todos os gastos, considerando sempre a renda disponível, é uma forma de começar a economizar.

Inicialmente, relacione suas despesas fixas tais como luz, gás, água, telefone, aluguel, condomínio, transporte, educação, assistência médica, alimentação etc. Acrescente à lista as despesas eventuais com remédios, consertos em geral, cabeleireiro, oficina mecânica, lazer e outras. Para estas, reserve uma parte de seu salário pois, esses gastos, muitas vezes inesperados, não são raros. Esta cartilha pretende, através de algumas orientações, ajudá-lo a controlar seu orçamento.


Como economizar nas despesas fixas


Alimentação

Antes de ir ao supermercado, elabore uma lista de tudo o que você precisa. Desta forma, evitará gastos desnecessários. Fique atento à disposição dos produtos nas prateleiras: supérfluos e itens mais caros estão, normalmente, sempre ao seu alcance.

Lembre-se de que as pessoas têm maior tendência a comprar supérfluos quando vão ao supermercado com fome.



Vestuário

Não compre por impulso. Pesquise! O mesmo produto pode ser encontrado em diversas lojas por preços diferenciados. Cuidado com as promoções. Nem sempre elas são tão vantajosas quanto se apresentam.

Mensalidades (escolares, convênios, clubes etc.)

Atente-se às cláusulas referentes às datas de vencimento dos pagamentos, assim como às penalidades previstas em contrato. Procure, se possível, adequar os vencimentos a datas posteriores a do recebimento do seu salário.



Energia


1) Lâmpadas

Aproveite a iluminação natural, abrindo cortinas e janelas. Locais que não estão sendo usados dispensam lâmpadas acesas. Lembre-se de que pinturas escuras dentro de casa exigem mais iluminação, gerando maior consumo de energia. Em locais de grande circulação (cozinha, área de serviço, banheiro) procure utilizar lâmpadas fluorescentes, que duram mais e reduzem o gasto com energia.




2) Geladeira e freezer


Mantenha o aparelho desencostado de móveis ou paredes, em local arejado e distante de fontes de calor (fogão, luz solar etc.). Evite o “abre e fecha” das portas que provoca grande consumo de energia e não a deixe aberta por longo tempo. Descongele periodicamente. No inverno, regule o termostato do equipamento na menor potência, pois, nesse período, a temperatura não precisa permanecer tão baixa. Saiba que não se deve pendurar roupas na parte traseira do refrigerador. Verifique se a borracha de vedação da porta está em perfeito estado. Não coloque alimentos quentes no interior da geladeira, nem forre prateleiras com toalhas, tábuas, plásticos etc.
Siga rigorosamente as orientações fornecidas pelo fabricante do aparelho.



3) Ferro de Passar

Acumule a maior quantidade possível de roupas e passe-as de uma só vez, evitando ligar o ferro constantemente. Siga a temperatura indicada para cada tipo de tecido. Passe primeiramente as peças que necessitam de baixas temperaturas e vá regulando o aparelho à medida que os tecidos forem necessitando de mais calor para serem desamassados. Antes de terminar o trabalho, desligue o ferro, aproveitando o calor restante para passar peças leves e pequenas.



4) Chuveiro Elétrico


Evite banhos demorados. Limpe os orifícios de saída de água regularmente. Mude a chave do chuveiro de inverno para verão nos dias quentes. Faça isso com o aparelho desligado.



5) Televisão


Desligue o aparelho quando ninguém está assistindo e não durma com a tevê ligada. Caso o aparelho disponha de “timer”, programe-o adequadamente.



6) Máquinas de lavar e secar


Utilize-as em sua capacidade máxima, porém, sem sobrecarregá-las. Mantenha os filtros limpos. No caso das lavadoras, a quantidade de sabão deve ser adequada, de acordo com o indicado pelo fabricante. Mantenha o nivelamento dos aparelhos em relação ao chão.



7) Torneira elétrica

Evite ligá-la e desligá-la constantemente. Ensaboe todas as peças e só depois enxágüe.

Habitue-se a fazer uma manutenção periódica em toda parte de fiação elétrica e dos equipamentos da residência.



Telefone

Procure utilizá-lo racionalmente. Ligações mais demoradas e/ou interurbanas ficarão mais baratas se feitas em horários de tarifas reduzidas. As listas telefônicas especificam quais são esses horários. Lembre-se de que as ligações em aparelhos celulares possuem tarifas bem mais elevadas.
A utilização da Internet pode ocasionar um aumento significativo na sua conta telefônica. Estabeleça limites para o uso.



Água


Mantenha as torneiras sempre bem fechadas e verifique regularmente se não há vazamentos.



Aluguel e condomínio

Procure não comprometer mais do que 1/3 de seu orçamento com o aluguel e condomínio. Pague sempre em dia essas despesas, evitando juros e multas. Participe regularmente das assembléias de condomínio.
Impostos como IPVA, IPTU e outros devem ser considerados na elaboração de seu orçamento.



Como economizar nas despesas eventuais

Preserve sempre uma parcela de seu salário para os gastos imprevistos que podem ocorrer mensalmente, como: a compra de remédios, a necessidade de adquirir um presente, um pequeno reparo em um eletrodoméstico ou uma saída com a família ou amigos.

Despesas sazonais como volta às aulas, datas comemorativas (Dia dos Pais, das Mães, dos Namorados, da Criança, Natal, Páscoa etc.), também devem ser consideradas. Elas podem representar um gasto substancial em seu orçamento.



Na hora da compra


Ao fazer suas compras é importante lembrar que os estabelecimentos comerciais colocam à sua disposição diferentes formas de pagamento. Evite qualquer comprometimento do seu orçamento, analisando a real necessidade da compra em parcelas e seu efetivo custo.


À vista

Opte por esta forma de pagamento. Isto pode possibilitar bons descontos e evitar futuros aborrecimentos.


A prazo
Fique atento às taxas de juros cobradas para o financiamento de mercadorias e serviços. O preço à vista, da entrada, das parcelas, do total a prazo, bem como as taxas de juros, o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e a TAC (Taxa de Abertura de Crédito) devem ser informadas previamente, conforme está previsto no Código de Defesa do Consumidor.

. No parcelamento “sem acréscimo” geralmente estão embutidos altos juros.
. Atrasos no pagamento da prestação implicam multa de até 2% sobre o seu valor.
. É assegurada ao consumidor a liquidação antecipada dos débitos, total ou parcialmente, mediante a redução proporcional dos juros e demais acréscimos.



Cheque

É uma ordem de pagamento à vista. Ao emiti-lo, lembre-se de que ele poderá ser descontado imediatamente. Cuidado:

. a insuficiência de fundos pode caracterizar crime de estelionato;
. ao sustar o cheque você não estará livre da obrigação do pagamento nem de ser protestado pelo fornecedor de produtos e serviços, exceto nos casos de perda, furto ou roubo e mediante a apresentação do boletim de ocorrência.



Cheque pré-datado

É um acordo informal entre fornecedor e consumidor. Se você for utilizá-lo como forma de pagamento, faça constar do pedido, da nota fiscal ou do orçamento os números dos cheques e as datas previstas para os descontos. Esta é a sua única garantia caso o fornecedor venha a depositá-lo antes do combinado.

Os valores desses cheques deverão fazer parte de seu orçamento (despesas fixas) durante os meses em que eles serão descontados.



Cheque especial

Evite entrar no limite do cheque especial, já que as taxas de juros costumam ser muito elevadas; não faça desse limite um segundo salário.



Cartão de crédito

O controle das despesas realizadas com cartão exige cuidados. Verifique a conveniência de ter mais de um cartão, não se esquecendo de incluir, em suas despesas, as anuidades.

Pague a fatura integralmente na data do vencimento. Além da multa de até 2% no atraso do pagamento, os juros cobrados no parcelamento do saldo devedor são muito altos. Em situação de inadimplência, seu cartão poderá ser cancelado.

. É ilegal estipular preços diferenciados para pagamento à vista e no cartão.
. O Código de Defesa do Consumidor assegura que, na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo nem submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.

Economizar em pequenas coisas faz uma grande diferença em seu orçamento no final do mês. Por isso, tente mudar sua rotina habituando-se, por exemplo, a apagar a luz toda vez que sair de um recinto, a fechar bem a torneira, para que ela não fique pingando, a diminuir a chama do fogão quando os alimentos começam a ferver, a pesquisar preços antes de comprar qualquer produto etc.

Fonte: www.vitoria.es.gov.br/secretarias/cidadania/orcadomestico.doc

Como economizar em comida

A alimentação é uma das maiores despesas de um orçamento familiar, e embora deva poupar sempre que possível, é a única fatia do orçamento em que nunca deve deixar de ter em atenção a qualidade. Se ter um telemóvel de gama baixa é suficiente para fazer chamadas, comprar alimentos estragados para poupar dinheiro é uma péssima ideia. Por isso siga as seguintes dicas para poupar em comida:

  • Cozinhe em casa frequentemente. A forma mais barata e saudável de se alimentar é cozinhar em casa, no entanto nos dias de hoje pode ser complicado conciliar o trabalho com o tempo necessário para cozinhar as refeições. Experimente fazer a comida durante o fim de semana e depois congelar em doses individuais para comer durante o resto da semana.
  • Faça o seu próprio café. O custo de um café anda à volta de 50c (no mínimo). Se cada elemento da sua família (de 4 pessoas) beber 2 cafés por dia são 8 cafés diários (8 x 50c = 4 euros). Ora 4 euros x 365 dias têm um custo de 1.460 euros por ano!
  • Leve almoço para o emprego, pelo menos alguns dias por semana.
  • Faça uma lista antes de ir às compras. Pode economizar nas compras impulsivas nos hipermercados. Se seguir a lista, não terá a tentação de procurar as promoções de artigos que normalmente não precisa. Se cozinhar em casa, leve a lista dos ingredientes necessários para a semana toda, assim vai economizar também nas deslocações ao supermercado.
  • Vá às compras quando está com pressa. Desta forma, tem mesmo de comprar apenas o que tem planeado e não vai ter tempo para andar a passear pelos supermercados à procura de boas “promoções”, que depois não vai precisar.
  • Tenha atenção aos prazos de validade. É impressionante a quantidade de pessoas que se vê nas compras, que nem olham para este importante dado nos alimentos. De que serve comprar 5 litros de leite se a validade acaba ao fim de 2 dias?
  • Compre promoções em que esteja a acabar o prazo de validade. Esta dica não é contrária à anterior. Por vezes existem promoções interessantes (50% ou mais) de alimentos que acabam ao fim de 2 ou 3 dias. Se tiver a certeza que os vai consumir nesse período, e se for um alimento que estava na sua lista de compras (não compre só por estar em promoção), aproveite para economizar mais um pouco.
  • Compre em quantidade sempre que possível. Alimentos ou outros produtos que têm prazos de duração grandes, como sejam: massas, feijão, arroz, pasta de dentes, champô, papel higiénico, etc. Estes são os únicos casos em que pode comprar um produto que não esteja na lista, mas que tenha uma promoção que lhe vai permitir poupar bastante a médio prazo.
  • Compre alimentos genéricos sempre que possível. Os alimentos genéricos são muitas vezes de qualidade igual ou superior com custos mais baixos, porque não têm em cima do preço muitas agravantes dos produtos de marca (sendo a principal, o marketing e a publicidade). O que deve fazer é, procurar se existe uma marca genérica do que pretende (por exemplo, cereais para o pequeno-almoço) e depois experimentar em sua casa, se gostar passa a comprar daquela marca, se não gostar continua a comprar a sua marca preferida.
Fonte: http://poupardinheiro.info/2008/03/13/como-economizar-em-comida/

Como economizar 5 mil (ou +)

Você não leu errado. É possível, sim, guardar o equivalente a um salário por ano ? seja ele qual for ? com cortes inteligentes no orçamento. Sem sofrer. Uma economista ensina o caminho para garantirmos o 14o salário

Fernanda de Lima*

Quando eu era pequena, costumava ir ao supermercado e ficar observando minha mãe enquanto ela pesquisava preços e buscava as frutas e hortaliças da estação. Hoje, com quase 40 anos, três filhos e uma carreira de duas décadas como economista, tenho a consciência de quanto aprendi com isso. Você pode até achar que eu e as mulheres que não se sentem à vontade com números - o seu caso, talvez - não temos nada em comum. Errado. Você, como eu, provavelmente teve a primeira aula de economia com a sua mãe. E foi lá atrás, com a minha, que descobri que dá para economizar o equivalente a um salário no decorrer de um ano. Para isso, porém, é preciso manter uma relação positiva com o dinheiro, o que, mais do que conhecimento de finanças, exige capacidade (e vontade) de fazer as escolhas certas.

CONCENTRE-SE NO SEU SONHO

Se, ao ouvir a palavra planejamento, você logo pensa em restrição, reveja sua postura. Em vez de lamentar as perdas, sonhe com o que poderá realizar com o dinheiro que guardar. Equilibrar o orçamento exige alguns sacrifícios, mas adotar uma rotina saudável também exige, não é? Nem por isso você deixou de acordar mais cedo para se exercitar na academia.

ECONOMIZAR NÃO É POUPAR

Você não tem dívidas no cartão e paga em dia o aluguel e o condomínio. Apesar da situação aparentemente sob controle, não consegue guardar dinheiro. Portanto, como você não conta com uma reserva, é provável que vá enfrentar dificuldades financeiras caso seja surpreendida por uma emergência. Sabe qual o seu erro? Preocupar- se demais em economizar e não em poupar. Apesar de serem usadas como sinônimas, essas duas palavras têm um sentido distinto. Como convivi durante boa parte da vida com a hiperinflação, me habituei a pesquisar preços. Mas o esforço pouco adiantava, porque acabava gastando esse dinheiro de outras formas. Em resumo, eu economizava, mas não poupava...

FAÇA ESCOLHAS CORRETAS

Poupar depende das escolhas que fazemos todos os dias. Você deve, sim, usar seu dinheiro para se divertir, comprar roupas, viajar - afinal, ninguém é de ferro! O segredo é gastar menos do que recebe. Comece controlando seus impulsos. Faça como a turma dos Vigilantes do Peso: na hora da fome, distraia a mente com outra coisa. Em vez de ir ao shopping, vá ao parque, leia um livro. Pergunte- se: será que eu preciso disso ou simplesmente desejo? Se a resposta demorar mais que alguns segundos, é provável que você esteja sendo vítima de um impulso de consumo.

INTELIGENTE CORTE DE GASTOS

Agora, a dieta financeira. Recomendo focar nas grandes despesas e nos gastos invisíveis. Alimentação responde por cerca de 20% do gasto do total mensal. Se você baixar essa conta em 10% terá, automaticamente, cortado 2% das despesas mensais. Ou seja, proponho que você reduza o supermercado de 200 para 180 reais. Não é nenhum absurdo. Pesquise produtos de marca própria e opte por alimentos frescos e da safra, mais saudáveis e baratos. Também merecem atenção as despesas pessoais e com vestuário. Em média elas perfazem de 10 a 18% do total. Tenha como meta diminuí-las em 20% e terá cortado entre 2 e 4% do gasto total. Por exemplo: troque o cinema seguido de restaurante por um DVD com amigos em casa. Só com pipoca, refrigerante e entradas você economiza quase 14 reais por sessão. Outra questão é enxergar gastos invisíveis. Coloque no papel quanto você desembolsa por dia com o cafezinho (2 reais), o lanche da tarde (4 reais), a garrafa de água (1,50 real) que compra na hora do almoço ou com o cigarro (2 reais). Faça as contas. Você cortou entre 4 e 6% dos grandes gastos e ainda economizou 2 600 reais por ano em despesas que fazia quase sem perceber!

CUIDE DO SEU DINHEIRO!

Vivemos em média sete anos a mais que os homens, um ótimo motivo para investirmos em nós mesmas, sem esperar ajuda de governo, marido ou filhos. Por isso, poupe sempre. Comece guardando 5% do seu salário mensal e, aos poucos, vá aumentando esse percentual. Para seu dinheiro crescer, aprenda a investir: há produtos para todos os gostos e bolsos e sites que podem ajudá-la.

* Fernanda de Lima é economista e sócia-diretora do Portal financeiro InfoMoney www.infomoney.com.br


R$/UNIDADE NO VEZES/
SEMANA
ECONOMIA SEMANAL ECONOMIA ANUAL
SUPERMERCADO

R$ 20 R$ 1040
GASOLINA *
1 R$ 6,25* R$ 325
CAFEZINHO R$ 2 5 R$ 10 R$ 520
ÁGUA R$ 1,50 5 R$ 7,50 R$ 390
CHOCOLATE R$ 2,50 5 R$ 12,50 R$ 650
CIGARRO R$ 2 7 R$ 14 R$ 728
DELIVERY
RESTAURANTE**

1 R$ 12,25 R$ 637
CINEMA*
1 R$ 14 R$ 728
TOTAL


R$ 5018

Fonte: http://claudia.abril.com.br/materias/1711/

Dicas para negociar e comprar material escolar

Publicado por Reinaldo Domingos em 14.1.2009 na seção Finanças Pessoais, Negociação no site Dinherama

A compra de materiais escolares sempre causa grandes preocupações para os pais: como não cair em dívidas? Como valorizar seu dinheiro? Onde encontrar produtos de qualidade? É possível comprar itens escolares com bons descontos? Um problema nessa hora é que a maioria dos brasileiros tem grande dificuldade em realizar boas compras em função da timidez e da idéia de que o preço do produto não pode ser alterado. Trata-se de um grande engano. Os preços estabelecidos por uma loja podem e devem ser questionados.

Uma alternativa nessa hora é a realização das compras de materiais escolares em conjunto, o que lhe dará maior chance para negociar menores preços. Basta para isso juntar-se com os pais dos amigos de seus filhos saírem juntos para as compras. Outra dica é fazer um levantamento de todo o material escolar que sobrou no ano anterior, afinal ele vale dinheiro .

Separe o que pode ser reaproveitado ou não e lembre-se nessa hora que as trocas de livros didáticos entre alunos que cursam séries diferentes representam uma grande economia. Também é importante não se deixar levar pelos impulsos dos seus filhos, que vão querer comprar produtos de grife e que contenham imagens de artistas ou personagens de sucesso (geralmente estampados em produtos mais caros).



Fonte: http://dinheirama.com/blog/category/financas-pessoais/


Aprender a investir pode fazer a diferença?

Publicado por Leandro Martins em 25.1.2009 na seção Finanças Pessoais no site Dinherama

Aprender a investir pode fazer a diferença?Acredito que possuir o mínimo de orientação financeira seja dever de todos, para assim valorizar seu patrimônio conquistado com muito sacrifício e trabalho. Trabalhamos, em média, 180 horas mensais e a maioria das pessoas não dispõe de 1 hora por mês para acompanhar os investimentos desse dinheiro conquistado nessas 180 horas. É preciso investir com inteligência seus rendimentos alcançados a partir de um controle eficaz de seu orçamento financeiro e de decisões fundamentadas em seus objetivos futuros.

Pequenas atitudes fazem muita diferença. Apenas a obtenção de maior conhecimento o auxiliará no processo de desenvolvimento de suas habilidades financeiras, capacitando-o corretamente em suas escolhas e nas definições de metas e objetivos. Devemos equilibrar nossos gastos para realizar investimentos periódicos e alcançar no futuro próximo nossa liberdade financeira - onde o dinheiro poderá trabalhar por você.

Mesmo pequenos valores farão grandes diferenças no futuro. Faz parte do processo de poupar, valorizar qualquer quantia, por menor que seja, pois ela fará a diferença se aplicada por anos a juros compostos. Aliás, que tal recapitular a força dos juros sobre juros e demonstrar como pequenas economias podem levá-lo rumo a um futuro tranqüilo?

Fonte: http://dinheirama.com/blog/category/financas-pessoais/

A mágica do dinheiro fácil e rápido!

Publicado por Conrado Navarro em 23.08.2007 na seção Educação Financeira no site Dinherama

Daniel escreveu: “Bem Navarro, você deve receber milhares de perguntas todos os dias, certo? Vou fazer a minha, vai que eu consigo uma resposta. Qual o melhor tipo de aplicação para um período de apenas 6 meses? Sendo que começaria com mil reais e todos os meses colocaria mais mil reais? Existe alguma que sirva para casos como esse? Obrigado”!

Dinheiro fácil

Daniel, são em média 10 mensagens por dia, mas a sua fiz questão de publicar. Quase 50% dos e-mails que recebo traduzem o interesse do leitor em ganhar dinheiro rápido, super rápido. Sua intenção é entender quais opções são interessantes e discutir o curto prazo como opção de aplicação, certo? Não me parece daqueles querendo mágica. Ainda bem. Curto ou curtíssimo prazo são palavras comuns na minha caixa de entrada e isso pode ser perigoso.

Mágica é mágica. Dinheiro é dinheiro.
Cuidado com os maus (e falsos) exemplos dados em muitas prosas de bar ou no almoço de domingo. Aquele primo, que ficou rico em um ano porque “está mexendo com essa tal Bolsa de Valores”, pode na verdade estar fazendo algo mais perigoso e que quase ninguém desconfia: mentindo. Acontece. Será que é só isso que ele anda fazendo? Humpf! Achar que algo vai fazê-lo ficar rico assim tão rapidamente pode frustrar suas tentativas de investimento e minar sua auto-estima. Dinheiro é coisa séria.

Vejo muitos leitores se inspirando em Warren Buffet e George Soros. Calma lá pessoal. A história deles é muito bacana, o QI financeiro deles é elevado e a inteligência emocional privilegiada. Ora, eles ganham muito dinheiro do dia pra noite porque movimentam muito dinheiro. Dinheiro com dinheiro se ganha. Deixe a mágica de lado. E não, eu não estou dizendo que não devam ler suas obras e dicas. “Interpretação de texto faz parte da prova”, assim falava um professor meu.

Já falei e repito, seu emprego não vai torná-lo rico, isso é uma opção sua (só sua) e não um dever da empresa. Trabalhar dá dinheiro? Dá! Trabalhar para si mesmo pode dar mais. Aprender a fazer seu dinheiro trabalhar por você dá muito mais. Mas isso sim é assunto para o bar.

A rentabilidade deve ser construída
A melhor opção para você aplicar seu dinheiro é aquela que você escolher. Passado o curto prazo, seja lá o que isso signifique para você, a realidade será essa: sempre haverá alguém que ganhou mais dinheiro que você e sempre haverá alguém que ganhou menos dinheiro que você. Preferimos nos lamentar pelos poucos (ou muitos) “por centos” que deixamos de ganhar a vibrar com os mesmos poucos (ou muitos) “por centos” que conseguimos conquistar.

Não estou sendo hipócrita ou simplista ao dizer que você deve comemorar o que ganhou, ainda que tenha sido pouco. Estou sendo realista. Aprender a multiplicar seu patrimônio requer dedicação e conhecimento e à medida que essa base cresce, cresce também a rentabilidade. Querer ganhar dinheiro à beça em apenas 6 ou 12 meses, a partir de um produto fantástico oferecido pelo colega, é assumir publicamente sua ingenuidade e favorecer o caráter imediatista vivido pela grande maioria da população. Nada justifica a falta de planejamento passado.

Chega de bronca! Vai me ajudar ou não Navarro?
Vou, vou sim. Seu dinheiro não vai se multiplicar tanto quanto você gostaria no curto prazo, isso já ficou claro? Aprender a lidar com suas expectativas é a lição número um. Além disso, há outras coisas a se considerar:

  • Imposto de renda: as alíquotas para movimentação em fundos são altas para períodos de 180 ou 365 dias. Dependendo da rentabilidade acumulada, o dinheiro em conta pode frustrá-lo depois que o governo levar a parte dele.
  • Operar na Bolsa não é só comprar e vender: eu particularmente adoro as histórias de quem ficou rico com a Bolsa de Valores. Sugiro que você também enalteça tais pessoas, mas entre com cuidado e comece devagar. Estude primeiro, tenha boas companhias e invista seu tempo em aprimorar seu senso de negociação. Se notar que o mercado costuma bater mais em você do que você nele, pule para um clube de investimentos ou fundo de ações.
  • O risco: quando o assunto é dinheiro, risco é algo fundamental de se entender. Ao contrário do que todos costumam pensar, risco não é algo necessariamente ruim. Risco é a chance de algo dar errado, mas é também a chance de algo dar certo. No mundo financeiro, quanto maior o risco maior o retorno. Se em 6 ou 12 meses você procura por dinheiro garantido, com poucas chances de evaporar, sua rentabilidade não será das melhores. Mas aprenda que é assim. Ponto.

O que posso fazer então?
Se você é dos que tem dinheiro para investir e não se preocupa com uma eventual queda de patrimônio no curto prazo, procure um bom corretor e trate de entrar no mercado de ações e derivativos. Arrisque, mas assuma as consequências. Se você gosta de andar por estradas mais tranqüilas, prefira aplicações como CDB, fundos referenciados DI, fundos multimercado conservadores ou a boa e velha caderneta de poupança (que está de fôlego renovado).

Qual o melhor investimento?
Pare de procurar resposta para a pergunta do milhão. Que tal procurar pelo melhor investimento para você? Notou a sutil diferença? Quem tem pouca reserva não pode se dar ao luxo de participar do pregão da Bovespa, ainda que eu fale que a Bolsa dá dinheiro. Quem tem muito dinheiro e ainda assim prefere os imóveis e a poupança pode estar perdendo a oportunidade de multiplicar seu patrimônio. Mas isso não interessa quando este alguém está feliz e satisfeito com o que está fazendo.

Créditos da fotografia para Marcio Eugenio

Fonte: http://dinheirama.com/blog/2007/08/23/a-magica-do-dinheiro-facil-e-rapido/

Atenção: Fraude bilionária através de pirâmide financeira. É mais comum do que você pensa!

Muita gente deve ter ouvido falar da acusação contra Bernard Madoff, divulgada quinta-passada (11), por conta do esquema multibilionário e fradulento que ele criou através da administradora de fundos Bernard L. Madoff Investment Securities LLC. A denúncia, reconhecida pelo próprio Madoff, é relativa a uma pirâmide financeira comandada pela empresa de Madoff. Antes de entrar em detalhes sobre o esquema e quem é Bernard Madoff, vou explicar o que é e como funciona uma pirâmide financeira.

Uma pirâmide financeira, que também pode ser confundida com marketing de rede (apesar de existirem produtos sérios nesse ramo), é um esquema onde você investe um determinado valor para entrar na pirâmide, beneficiando quem já está nela, e receberá uma parte dos futuros integrantes dessa pirâmide, que forem convidados por você. A figura acima ilustra um exemplo bem simples - e comum - desse esquema. Certamente a maioria de vocês já devem ter conhecimento de algo desse tipo, nem que seja por correntes de e-mail pedindo para depositar “x” reais na conta de alguém, colocar seu nome na lista e repassar para 6 pessoas, por exemplo.


Não caia nessa! Saiba mais clicando aqui.

Fonte: http://queroficarrico.com/blog/category/renda-extra/

Como poupar dinheiro


Ano novo, novos planos, novas metas. O final do ano serve para comemorações, festas e confraternizações, mas também para fazer um balanço de tudo que ocorreu de bom durante o ano e aquilo que não foi tão bom ou não foi alcançado. Uma ótima oportunidade para definir quais serão os objetivos a serem alcançados em 2009.

O blog Dinheirama escreveu um artigo interessante sobre os planos financeiros para 2009. Acredito que vários objetivos (realistas) devem ser definidos, não apenas financeiros. Porém sugiro que fazer um planejamento financeiro deva estar entre seus objetivos.

Disponibilizamos na seção de Downloads do blog uma planilha de Orçamento Familiar. Tão importante quanto utilizar uma ferramenta para controlar seu orçamento (planilhas, softwares ou até mesmo um caderninho) é receber algumas dicas de como poupar dinheiro.

A consultora Cássia D’Aquino, no seu ótimo site Educação Financeira, escreve vários artigos sobre esse assunto. Resolvi reproduzir um deles para vocês. Recomendo a leitura dos artigos do site dela. Vejamos então como poupar dinheiro em sete passos:

Primeiro passo: Decida-se, de verdade, a planejar sua vida financeira. Para tornar essa empreitada mais saborosa, defina objetivos para esse esforço: aposentadoria, educação dos filhos, uma viagem espetacular, a compra da casa própria ou de um carro. Estabeleça as prioridades e prazos realistas para alcançar cada meta.

Segundo passo: Nesse processo é fundamental conhecer as despesas e receitas de sua família. Durante um mês anote rigorosamente todos os gastos e compare com os ganhos. Você vai se surpreender ao perceber quanto dinheiro está sendo desperdiçado. Lembre-se que, a partir de agora, cada centavo poupado vai deixá-lo mais próximo de alcançar seu objetivo. Por isso, não hesite em cortar pequenas despesas, como o aluguel de DVDs que ninguém assiste ou - coragem! - a cervejinha do fim de tarde.

Terceiro passo: Faça (e agarre-se a ele) a um orçamento familiar. Chame sua família a participar. Peça que façam sugestões de corte de gastos. Explique a necessidade de diminuir as despesas para que vocês construam uma poupança. Seduza-os contando o objetivo da tal poupança. Depois disso vai ficar muito mais fácil convencê-los a pensar duas, três, mil vezes, antes de adquirir um bem de consumo. Afinal, será que vocês realmente vão precisar dele?

Quarto passo: Livre-se das dívidas. Os juros que você paga no cheque especial ou no crédito direto ao consumidor podem virar receita se, em vez de consumir, você aplicar o dinheiro para comprar à vista mais adiante.

Quinto passo: Todo mês reserve parte de sua renda para investimento. Antes de fazer qualquer despesa, aplique o dinheiro. Guarde parte do 13° salário, para iniciar ou reforçar a poupança.

Sexto passo: Não seja ávido demais. Não tente compensar de um dia para o outro anos e anos de gastança. Use a cabeça. Nem sempre a aplicação que oferece maior rendimento é a melhor para você. Lembre-se que quanto maior a chance de lucro, maiores também são os riscos. Portanto, seja sensato e avalie, cuidadosamente, a liquidez, rentabilidade e segurança da aplicação.

Sétimo passo: Procure instituições financeiras de comprovada idoneidade. Fuja daquelas que prometem lucros extraordinários em curto espaço de tempo. Milagres financeiros simplesmente não existem.




Fonte: http://queroficarrico.com/blog/2008/12/24/como-poupar-dinheiro/