terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Como funcionam os títulos de risco

por Jane McGrath - traduzido por HowStuffWorks Brasil
http://empresasefinancas.hsw.uol.com.br/titulos-podres.htm

Como funcionam os títulos de risco










Você finalmente conseguiu guardar algum dinheiro extra. Em vez de despejar seus preciosos fundos em alguma tecnologia engenhosa, você decide tentar o mercado. É aí que você aprende que investir é mais do que apenas comprar algumas ações do Google e se aposentar precocemente. Ações, títulos (em inglês), fundos mútuos (em inglês), são diversas as seguridades para investir o seu dinheiro e talvez a mais duvidosa de todas elas seja o título de risco.

Título com data de maturidade, principal, juros
Você talvez precise conhecer estes termos se vai comprar títulos de risco

Para entender os títulos de risco, vamos esclarecer o que eles são e como eles se diferem das ações. Enquanto as ações representam a propriedade parcial de uma empresa, os títulos são simplesmente empréstimos. Quando adquire um título, você está concordando em emprestar dinheiro ao expedidor do título, tal como uma empresa ou o governo. Em troca, o expedidor promete devolver o empréstimo com juros na data de maturidade. Você recebe esses juros regularmente, geralmente a cada seis meses. Esse pagamento fixo é o motivo pelos quais os títulos são chamados de seguridades de rendimento fixo, ao contrário das ações, que carregam retornos variáveis.

Os títulos de risco são títulos expedidos por empresas com baixas pontuações de crédito, ao contrário dos títulos de grau de investimento oferecidos por empresas com um crédito melhor e registros mais antigos. As empresas com pouco crédito se oferecem para pagar altas taxas de juros a investidores como você, que estão dispostos a emprestar dinheiro. Por causa das suas altas taxas de retorno, os títulos de risco são chamados de "títulos de alto-risco".

Nesse artigo, exploraremos esse injustiçado do mundo dos investimentos e sua história turbulenta. Nós também aprenderemos por que alguns títulos são chamados de lixo e se você deveria dedicar uma parte de seu portfólio financeiro a eles. Na próxima página, descobriremos como os títulos de risco explodiram na cena financeira durante os anos 80 com Michael Milken, mais tarde chamado de "o Rei dos Títulos de Risco".

Glossário rápido dos termos de títulos

Título - empréstimo emitido por uma instituição para financiar projetos e operações. Ele pode ser expedido por uma empresa, pelo governo federal, estadual ou municipal.
Data de maturidade - a data na qual o título vence e o empréstimo deve ser devolvido em sua totalidade. A maturidade pode ser de 90 dias a 30 anos.
Inadimplência - é o que acontece quando a instituição que expediu o título não consegue pagar o débito em sua totalidade.
Taxa de juros - porcentagem da quantia emprestada que deve ser paga além do empréstimo.
Quantia principal - o valor de face do título.

[Fonte: Investopedia]

Nenhum comentário:

Postar um comentário