quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

A corrida dos ratos

Alguém já ouviu falar na “Corrida dos Ratos”? Se você leu uma das literaturas obrigatórias dos administradores “Pai Rico Pai Pobre” de Kiyosaki & Lechter, saberá do que estou falando.

O pai rico diz que todas as pessoas têm um preço por causa de duas emoções: o medo e a ambição. A diferença entre os ricos e os pobres é que os primeiros usam estas emoções e sua mente a seu favor e os outros contra eles.


A maioria das pessoas trabalham pelo dinheiro e têm medo de que ele falte, mas ao receberem seus salários são dominadas pela ambição (ou desejo) de comprar produtos ou serviços com a intenção de “melhorar algo suas vidas”. Se recebem uma promoção salarial é incrível como as despesas aumentam na mesma proporção ou ainda mais. Eis a “Corrida dos Ratos”.

Se você é daquelas que para “melhorar seu dia” resolvem gastar o limite do cartão de crédito no shopping, cuidado! Você está usando suas emoções contra você!

Os ricos não trabalham pelo dinheiro, mas colocam o dinheiro para trabalhar para eles. Como fazer isso?

Uma regra simples que deve ser religiosamente respeitada é: Pague-se primeiro! O que isto quer dizer? Significa que você trabalhou arduamente o mês inteiro para receber seu salário ou seus rendimentos, então antes de pagar suas contas ou dar-se um presente do tipo “eu mereço...” invista de 5% a 10% dos seus ganhos todos os meses.

“E como ficam as contas?”, você pode me perguntar. Chegamos ao momento de avaliar se todas as suas despesas são realmente necessárias e compatíveis com seu padrão financeiro. Antes de iniciarmos, esclareço o porquê de pagar-se primeiro. É muito mais fácil você arrumar um meio de ganhar mais dinheiro ou pensar em outra alternativa para pagar suas contas do que ter todo este trabalho para poupar algum para si mesmo.

Avaliando suas despesas: coloque numa planilha todos os seus recebimentos do mês, o seu investimento (5% a 10%) e todas as suas despesas. (Se você tiver dificuldades, envie-me um comentário com seu email que enviarei uma planilha simplificada.)

Ao concluir, responda a seguinte pergunta para cada despesa alocada e seja sincero. “Esta despesa pode ser cortada ou reduzida?” Se a resposta for sim, zere ou altere o valor na coluna ao lado para você comparar o que gasta hoje e o que pode ser reduzido em prol da sua felicidade financeira.

Observe que você não precisa levar uma vida de privações, afinal a despesa com algo que te faça bem e te deixe feliz é extremamente recomendável desde que esta despesa não seja de valor relevante. Por exemplo: você adora um barzinho com os amigos ou ir à academia. O que precisa ser avaliado é se você não está determinando como necessidade de lazer “tudo ao mesmo tempo agora”, como diz um grande amigo. Isto é, o barzinho com os amigos, a academia, o cinema, as viagens, as baladas etc. Coloque isto tudo no papel e verá quanto gastou no final do mês.

Quem vai determinar o seu limite de despesas é o saldo positivo ou negativo no final do mês calculado pela planilha.

Você está pronto para dominar e reverter sua situação financeira a seu favor?

Fonte: http://happynesslife.zip.net/arch2008-01-13_2008-01-19.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário