terça-feira, 27 de janeiro de 2009

O que são ativos líquidos?

por Jane McGrath - traduzido por HowStuffWorks Brasil
http://empresasefinancas.hsw.uol.com.br/liquidez.htm

Capital, receita bruta ajustada, ações, títulos (em inglês), razão corrente, fluxo de caixa operacional, ativos, passivos, patrimônio líquido (em inglês) - é fácil se perder na selva de termos financeiros que circulam por aí quando uma pessoa tenta administrar suas finanças. Antigamente, bastava medir receita e despesa, não é? Bem, quando uma pessoa se pergunta "qual é meu patrimônio?", ela não está se referindo apenas ao dinheiro que tem na carteira ou na conta bancária (em inglês) naquele momento. Na verdade, a depender de como e quanto uma pessoa investe, gasta ou poupa seu dinheiro, o patrimônio dela pode variar. Os ativos líquidos respondem por apenas uma categoria especial de seu patrimônio. Compreender esse fato ajuda a pessoa a formar uma idéia melhor sobre a situação financeira que vive.
Ativos líquidos são os seus valores que podem fluir rapidamente de mão em mão sem perda ou desgaste no caminho
©iStockphoto.com/Jesus Jauregui
Ativos líquidos são valores que podem fluir rapidamente sem perda no caminho

Vamos desacelerar. Primeiro, um ativo é algo que representa valor e que uma pessoa tem - qualquer coisa, de dinheiro a um CD dos Rolling Stones ou a casa em que ela mora. O termo líquido não se refere literalmente ao vinho que a pessoa tenha na adega ou à gasolina no tanque de seu carro. No sentido financeiro, "líquido" é um termo metafórico: não é sólido e difícil de movimentar, mas fluido e se move fácil. Especificamente, os ativos líquidos são aqueles que uma pessoa pode trocar por outros ativos de maneira fácil e eficiente. O dinheiro é um exemplo clássico. Para que seja qualificado como líquido, precisa ser possível vender o ativo rapidamente e sem perda de valor. Por exemplo, uma pessoa poderia vender sua casa (em inglês) amanhã no eBay, mas uma transação rápida como essa provavelmente implicaria em venda por valor bem inferior ao real. Casas e outros ativos que podem demorar mais tempo a serem vendidos - por um valor justo de mercado - não são líquidos, mas ativos fixos (ou ativos ilíquidos). Se você ler o caderno de negócios em seu jornal, vai encontrar o termo liquidez com alguma freqüência, em descrições sobre as finanças de uma empresa. Ainda que o conceito de ativos líquidos seja usado de maneira um pouco diferente no mundo dos negócios, os mesmos princípios básicos se aplicam. A liquidez de uma empresa é a medida de até que ponto ela pode cumprir suas obrigações. Caso tenha alta liquidez, isso significa que tem acesso rápido a dinheiro (ou pode vender ativos e fazer caixa) suficiente para satisfazer suas dívidas. Nas próximas páginas, estudaremos o papel dos ativos líquidos nas finanças pessoais e no mundo dos negócios. Primeiro discutiremos por que é importante conhecer - e como descobrir - qual é sua situação pessoal em termos de liquidez.

Ativos líquidos nas finanças pessoais

A proporção de água em nossos corpos é de 60%; todos sabemos que é necessário bebê-la para viver. Mas que proporção de nossas finanças deveriam ser líquidas? Caso o seu chefe o chamasse à sala dele e o demitisse hoje, quanto tempo você sobreviveria confortavelmente sem arranjar emprego? É aí que a importância de ter ativos líquidos se torna mais clara e concreta. Muitos planejadores financeiros sugerem que as pessoas mantenham fundos facilmente acessíveis que permitam que sobrevivam sem grandes cortes de gastos por cerca de três a seis meses [fonte: McWhinney (em inglês)].

E isso faz com que provavelmente seja uma boa idéia calcular de quanto exatamente você dispõe em ativos líquidos. Mas o que deveria ser computado como ativo líquido, na verdade? Talvez apropriadamente, não há uma definição sólida para ativo líquido, e existem algumas variações. Há quem diga que ativo líquido é aquele que pode ser vendido a preço justo de mercado em prazo de uma semana, e há quem diga que o prazo deveria ser um mês. Outros consideram que um item seja líquido mesmo que sofra uma perda modesta de valor ao ser vendido rapidamente.

Eis uma lista de coisas que tipicamente constam de uma carteira de ativos líquidos:

Ações, títulos e cotas de fundos de títulos são muitas vezes considerados como ativos líquidos ainda que possam perder valor quando vendidos [fonte: Gentry]. Pense em liquidez como um espectro variável - o dinheiro em si é o ativo mais líquido, em um dos extremos da escala; ações e títulos são ativos líquidos, mas menos do que dinheiro ou fundos depositados no banco.

Ativos que requeiram mais tempo para venda sem perda de valor, como imóveis, são menos líquidos e caem no extremo oposto do espectro.

Ativos líquidos são os seus valores que podem fluir rapidamente de mão em mão sem perda ou desgaste no caminho

Se você dispuser de itens pessoais valiosos que gostaria de incluir na soma total dos seus ativos líquidos, compreenda que eles em geral são menos líquidos do que os itens mencionados na lista acima. No entanto, se você dispõe de número considerável de itens valiosos que não se incomodaria em vender, talvez valha a pena considerá-los. Eles podem incluir objetos de coleção - bonecos de Guerra nas Estrelas na embalagem original, jóias, CDs de música em boas condições ou DVDs de programas de TV em boas condições, bem como antiguidades.

Pode-se até mesmo incluir na lista aparelhos eletrônicos ou roupas. Mas seja realista e considere honestamente o quanto eles valeriam usados. Lembre-se de que não valerão o mesmo que pagou por eles. A menos que você tenha um vestido de grife pouco usado e ainda da estação, provavelmente não vale a pena contar com retornos significativos de suas roupas usadas.

Certamente, em nossa era do eBay e Craigslist (em inglês), obter um bom negócio se tornou mais rápido e mais fácil. Quando você precisa de dinheiro rapidamente, não é preciso fazer uma venda de garagem e vender seu vinil original dos Beatles por cinco dólares a um mal-agradecido qualquer em seu bairro. Hoje se pode leiloá-lo a um grupo mais amplo de pessoas, que apreciarão seu verdadeiro valor.

Você não é o único a estar preocupado com o baixo nível de liquidez de seus ativos. Na próxima página, aprenderemos como as grandes empresas precisam ficar de olho na liquidez a fim de manterem a solvência.


Ativos líquidos nos negócios

Para manter uma empresa em operação, em geral é necessário assumir diversas obrigações financeiras, entre as quais pagar os salários dos funcionários e amortizar empréstimos e dívidas (em inglês). Para manter satisfeitos todos os diferentes interessados, uma organização precisa manter um saldo saudável de ativos líquidos. As pessoas se inclinarão mais a investir ou a emprestar dinheiro a uma companhia que disponha de liquidez suficiente para manter em dia os seus pagamentos. No entanto, uma empresa pode ter excesso de liquidez, o que possivelmente indicaria que está retendo fundos que deveria investir.

Os exemplos de ativos líquidos de uma empresa são semelhantes aos de um indivíduo:

  • dinheiro
  • recursos no banco
  • ações
  • títulos

Em certo sentido, até mesmo tomar dinheiro emprestado representa outra fonte típica de liquidez para uma empresa. Para cumprir suas obrigações, a capacidade de tomar empréstimos será um fator em sua liquidez.

As empresas gostam de manter as coisas em perspectiva a fim compreender o quadro mais amplo. Por exemplo, acompanham seu saldo de ativos líquidos, que representa a liquidez que lhes restaria caso pagassem todas as suas dívidas e passivos utilizando os ativos líquidos. Elas também dividem a situação de acordo com cronogramas variados. Por exemplo, uma empresa presta atenção ao montante de ativos rápidos, ou seja, aqueles que são facilmente conversíveis em dinheiro. Também calcula o quanto dispõe em ativos correntes, que são todos os ativos que poderia vender em prazo de um ano.

Usando esses conceitos, as empresas comparam esses fatores em forma de razões, a fim de compreender a liquidez sob diferentes aspectos. Por exemplo, eis duas razões comumente usadas para as quais a liquidez tem papel importante:

  • razão corrente: o número que você obtém ao dividir ativos correntes por passivos correntes, ou seja, dívidas com vencimento em prazo de um ano;
  • razão rápida: os ativos rápidos (que são algumas vezes calculados como ativos atuais menos estoques) divididos pelos passivos correntes. Também é conhecida como "razão de teste", e retrata a situação financeira mais imediata da empresa.
Determinar a liquidez de um ativo depende do período em consideração
©iStockphoto.com
Determinar a liquidez de um ativo depende do
período em consideração

É quanto a isso que a idéia de liquidez nas finanças empresariais difere da idéia de liquidez pessoal - para as obrigações financeiras de um indivíduo, um ano é prazo relativamente longo, mas isso não procede para uma empresa. No entanto, a idéia de liquidez se torna ainda mais complicada no mundo empresarial. Determinar se um ativo é líquido depende da data de vencimento das obrigações. O período que torna um ativo corrente, por exemplo, pode ser um ano ou a duração do ciclo operacional da empresa. Por outro lado, a disposição da empresa de vender ativos antecipadamente (o que a força a aceitar preço mais baixo) também influencia a classificação de liquidez que eles recebem.

Uma empresa também leva em conta as condições de mercado atuais ao considerar sua liquidez. Em um mercado líquido, os ativos são vendidos de forma rápida e sem perda de valor, como norma geral. Mas em um mercado magro, os valores dos ativos mudam rapidamente e se torna mais difícil vender um ativo a preço lucrativo. Muitos fatores influenciam essa facilidade - como por exemplo a inflação e as taxas de juros. Isso pode ser compreendido em termos de spread entre lance e oferta, uma comparação entre os preços pelos quais as coisas são adquiridas e mais tarde vendidas no mercado. Caso a diferença seja baixa, ela gera um mercado confiável e líquido. Por outro lado, se existe grande discrepância, temos um mercado magro. O mercado de câmbio, ou Forex, usualmente serve como mercado confiável para ativos líquidos [fonte: Investopedia (em inglês)].

Para aprender mais sobre investimento e finanças, siga os links da próxima página.

Fonte: http://empresasefinancas.hsw.uol.com.br/liquidez.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário